updated 3:03 PM UTC, Mar 8, 2018

Cerimônia solene na Assembleia Legislativa do Amazonas abre os eventos farmacêuticos

222Prestigiada cerimônia solene na Assembléia Legislativa do estado do Amazonas abre oficialmente o 6º Simpósio Nacional de Assistência Farmacêutica e o 1º Encontro Amazonense de Farmacêuticos no Controle Social da Saúde: compromisso com o SUS, em Manaus.

Presentes na mesa, a Conselheira Federal de Farmácia do Amazonas, Edinilza Guedes, a professora doutora Maria de Menezes, da Universidade Federal do Amazonas - UFAM, o Secretário da Saúde do Estado do Amazonas, Wilson Alecrim, o Coordenador geral da Assistência Farmacêutica de medicamentos estratégicos do Ministério da Saúde, Luiz Henrique da Costa, a Presidente do Sindicato dos Farmacêuticos do Amazonas, Cecília Motta, o presidente da Fenafar, Ronald Ferreira dos Santos, a Presidente da Escola Nacional dos Farmacêuticos, Silvana Nair Leite, e a Subsecretária de Gestão da Saúde - SEMSA Manaus, Lubélia Sá Freire da Silva.

Na plateia, farmacêuticos e representantes dos Sindicatos da categoria nos estados do Acre, Amapá, Pará, Rondonia, Piauí, Paraíba, Bahia, Sergipe, Ceará, Pernambuco, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Associação dos farmacêuticos de Alagoas, além de profissionais do Maranhão, Roraima e São Paulo.

"Encontros como esse são fundamentais para nós, pois trazem profissionais de outros estados, que proporcionam um intercâmbio de conhecimento, de práticas de trabalho. Isso só fortalece os profissionais e o Sistema Único de Saúde (SUS)", comemorou o Secretário da Saúde do Amazonas . "Fazer eventos dessa natureza é sempre importante porque contribui na formação técnica e profissional das pessoas. O governo do Estado está extremamente satisfeitos ". Ele aproveitou a oportunidade e antecipou uma notícia à categoria farmacêutica.

Anúncio de novos concursos para farmacêuticos no AM

Em sua fala, Alecrim anunciou que divulgará nos próximos dias um concurso para a contratação de 262 vagas farmacêuticos e farmacêuticos bioquímicos para atuarem na capital Manaus e no interior do estado. O edital deve sair até o final do mês.O Secretário deu uma verdadeira aula ao falar dos profissionais de saúde e da construção do SUS, o que provocou emoção.

A professora Maria de Menezes saudou a iniciativa da Escola Nacional dos Farmacêuticos e do Sinfar-AM. "Somos aliados de todas as iniciativas que tragam benefícios", disse, colocando a Universidade à disposição.

A Conselheira Federal de Farmácia Edinilza Guedes declarou que o encontro dos farmacêuticos é uma boa ideia e pediu que "novos eventos aconteçam, pois valorizam a profissão".

O representante do Ministério da Saúde, Luiz Henrique da Costa, declarou ser uma "grande felicidade estar ao lado do secretário e defensor do SUS, Wilson Alecrim". Ele anunciou a implantação no estado do Amazonas do Sistema de Gestão do SUS, o ORUS . "Só tenho a agradecer a iniciativa da Escola dos Farmacêuticos".

Representando o secretário Municipal de Saúde, Lubélia Sá, cumprimentou a Escola Nacional dos Farmacêuticos. E disse que a saúde na região passa por "melhorias na qualidade da Assistência Farmacêutica".

O Presidente da Fenafar, Ronald Ferreira dos Santos, cumprimentou o Amazonas, por ser o estado "que coletou mais assinaturas proporcionalmente" para a proposta de iniciativa popular encabeçado pelo Movimento Saúde Mais Dez, que determina 10% das receitas da união para a Saúde. "O movimento social deu sua contribuição", disse. E afirmou "a contribuição do farmacêutico para o SUS vai ter dois momentos: antes e depois do 6o. Simpósio e 1o. Encontro Amazonense".

A opinião sobre a importância do evento é unânime. "Com o 6o. Simpósio e o 1o Encontro Amazonense, os farmacêuticos estão mostrando a que vieram e como podem contribuir com a sociedade", afirmou a Presidente da Escola Nacional dos Farmacêuticos, Silvana Nair Leite. "Mostramos que o profissional farmacêutico está preparado para o SUS, quer estar no SUS e quer atuar bem". O 1º Encontro Amazonense de Farmacêuticos no Controle Social da Saúde: compromisso com o SUS é uma iniciativa local, "sinal de maturidade", disse Silvana. "O controle social é o caminho para todos os profissionais de saúde".

A Senadora pelo Amazonas, Vanessa Grazziotin (PCdoB), que não pode comparecer por motivos de agenda, enviou uma mensagem de saudação aos participantes do evento. "Sou uma senadora. Uma senadora farmacêutica", ressaltou ela, se colocando à disposição para levar ao Congresso às proposições que a categoria vai construir nesses dias como projetos de lei para o avanço dos profissionais.

"Resumindo em uma palavra, o sentimento é de realização", disse emocionada a anfitriã, Presidente do Sindicato dos Farmacêuticos do Amazonas, Cecília Motta. "É o resultado de um encontro que leva meses de preparação. É mais um trabalho do Sindicato e da Federação, que lutaram para que tudo acontecesse", contou Cecília que é também Diretora da Fenafar - regional Norte.

Para completar o dia de intensos trabalhos e uma cerimônia regada a emoção, uma surpresa típica amazonense para encerrar: grupo do Boi Garantido entrou no auditório inundando o espaço com seu vermelho e branco. Tocaram músicas e dançaram, animando os participantes no evento histórico.

or Sandra Cruz, de Manaus