updated 10:00 PM UTC, Dec 11, 2018

A Assistência Farmacêutica e C&T são feitas para as pessoas

Informação e depoimentos de vida foram os elementos da Roda de Conversa que abriu o 8º Simpósio Nacional de C&T e Assistência Farmacêutica. O debate pode ser resumido no afirmação de Moyses Toniolo, conselheiro nacional de saúde e membro da Articulação Nacional da Aids. “Eu sou a prova de que a C&T pode transformar a vida, de que a C&T é muito mais do que a produção de medicamentos. Ela produz vida, não adoecimento, não óbito”, disse.

Escola foi protagonista na avaliação dos 10 anos da PNAF

A Escola Nacional dos Farmacêuticos, que completou 20 anos, teve um papel fundamental na análise da mais importante política para a Assistência Farmacêutica construída no Brasil. Foi a escola quem organização uma série de encontros em todo o Brasil para reunir farmacêuticos, usuários e gestores da saúde para discutir a avaliação dos 10 anos da Política Nacional de Assistência Farmacêutica.

RJ: sociedade discute impacto da Ciência, Tecnologia e Assistência Farmacêutica na vida dos brasileiros

Farmacêuticos, estudantes, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e representantes do controle social reuniram-se nos dias 22 e 23 de novembro, no Rio de Janeiro, para trocar experiências e ampliar o debate sobre o impacto da Ciência, Tecnologia e Assistência Farmacêutica na vida de todos os cidadãos brasileiros.

A atividade aconteceu no Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) da Fiocruz, em Manguinhos (RJ) e faz parte da segunda etapa dos encontros regionais preparatórios para o 8º Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Assistência Farmacêutica (8º SNCTAF), que será realizado em dezembro, também no Rio de Janeiro. O simpósio tem entre os objetivos discutir os desafios para implementação da Política Nacional da Assistência Farmacêutica no país.

Belém apresenta propostas para melhorar produção e distribuição de medicamentos no SUS

A Política Nacional de Assistência Farmacêutica (Pnaf), existente desde 2004, é um dos fatores que garantem a produção e distribuição de medicamentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Entre os dias 26 e 27 de novembro, diversos gestores, membros do controle social, pesquisadores, trabalhadores e usuários do SUS estão reunidos no encontro preparatório para o 8º Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Assistência Farmacêutica (8ª SNCTAF), realizado em Belém (PA). O objetivo é aprimorar a política, que traz benefícios diretos para milhares de pessoas no Brasil.A Política Nacional de Assistência Farmacêutica (Pnaf), existente desde 2004, é um dos fatores que garantem a produção e distribuição de medicamentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Entre os dias 26 e 27 de novembro, diversos gestores, membros do controle social, pesquisadores, trabalhadores e usuários do SUS estão reunidos no encontro preparatório para o 8º Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Assistência Farmacêutica (8ª SNCTAF), realizado em Belém (PA). O objetivo é aprimorar a política, que traz benefícios diretos para milhares de pessoas no Brasil.

DF: Gestores e estudantes fortalecem participação social para Assistência Farmacêutica, Ciência e Tecnologia

Acadêmicos, ativistas sociais, representantes do controle social, usuários, trabalhadores e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) reuniram-se nos dias 12 e 13 de novembro para discutir e fortalecer temas que envolvem Ciência, Tecnologia e Assistência Farmacêutica no SUS. A atividade aconteceu na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em Brasília, e compõe os encontros regionais preparatórios para o 8º Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Assistência Farmacêutica (8º SNCTAF), que será realizado em dezembro, no Rio de Janeiro.

SIMPÓSIO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA DEFINIRÁ PROPOSTAS PARA 16ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SIMPÓSIO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA DEFINIRÁ PROPOSTAS PARA 16ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE

Pesquisadores, acadêmicos, estudantes, gestores, representantes do controle social, trabalhadores e usuários do SUS se reunirão no Rio de Janeiro, nos dias 10 e 11 de dezembro, para o 8º Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Assistência Farmacêutica (SNCTAF).

O objetivo do encontro será eleger as propostas que deverão compor o documento Carta do Rio de Janeiro, que será apresentado e defendido nas etapas municipais e estaduais da 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8), programada para agosto de 2019.

O 8º SNCTAF será realizado Fiocruz Manguinhos (RJ), com a estimativa de reunir cerca de 200 participantes. As inscrições são gratuitas e para se participar basta preencher o formulário online. As vagas são limitadas.
Faça sua inscrição para o 8º SNCTAFOs participantes do simpósio nacional irão analisar cerca de 300 propostas que foram elaboradas em encontros preparatórios realizados em Manaus (AM), Curitiba (PR), Salvador (BA), Recife (PE), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), Belém (PA) e Ribeirão Preto (SP), com a participação de aproximadamente 600 pessoas.

O 8ª SNCTAF é promovido pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e organizado pela Escola Nacional de Farmacêuticos (Enaf), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Organização Pan-americana de Saúde (Opas).

A metodologia utilizada nos encontros preparatórios, para a construção das propostas que serão analisadas na etapa nacional, foi baseada em casos temáticos que envolvem as áreas de ciência, tecnologia e assistência farmacêutica e impactam no cotidiano da população brasileira.

A abertura oficial do evento será no dia 10/11, às 9h30, com a presença de parlamentares, autoridades, representantes do CNS, Fiocruz, Opas e Ministério da Saúde.  A partir das 11h, a programação inclui a roda de conversa sobre Ciência, Tecnologia, Inovação e Assistência Farmacêutica.

Confira a programação preliminar do 8º SNCTAF

As discussões dos grupos de trabalho serão divididas em quatro eixos:  Saúde como Direito, Consolidação dos Princípios do SUS, Financiamento Suficiente e Adequado para o SUS, Democracia Participativa. Estes também são os eixos temáticos da 16ª Conferência Nacional de Saúde, chamada de 8ª+8 em referência à 8ª Conferência, considerada um marco histórico para o SUS e de onde se gerou as bases para a seção “Da Saúde” da Constituição Brasileira em 1988.

https://www.flickr.com/photos/conselhonacionalsaude/albums/72157700645553402

 

Mais informações 
O que: 8º Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Assistência Farmacêutica
Quando: 10 e 11 de novembroOnde: Tenda Virgínia Schall / Fiocruz
Endereço: Avenida Brasil, 4.365, Manguinhos
Contato: (61) 3315-2150 | 3315-3821

Escola Nacional dos Farmacêuticos completa 20 anos

Nestas duas décadas, a Escola realizou dezenas de atividades mobilizando a categoria para discutir iniciativas para alcançar maior valorização profissional e propondo e avaliando políticas públicas da área de Assistência Farmacêutica, Saúde Pública e defesa dos direitos da categoria. Conheça um pouco da trajetória da Escola.

Assinar este feed RSS