ACRE SEDIA OFICINA DA PNAF

Mais uma Oficina de Avaliação dos 10 anos da Política Nacional de Assistência Farmacêutica aconteceu nos dias 21 e 22 de Novembro, desta vez no Acre.
O evento é uma promoção da Federação Nacional dos Farmacêuticos – FENAFAR, Escola Nacional dos Farmacêuticos e Sindicato dos Farmacêuticos do Estado do Acre – SINDIFAC.
A participação dos profissionais farmacêuticos e acadêmicos de Farmácia trouxe uma grande contribuição para desenvolver melhorias nas ações no âmbito da prestação de um serviço de saúde mais completo e que atue em concordância à Política Nacional de Saúde.
O evento contou com a participação de gestores de vários municípios e do Estado, representantes do Conselho Estadual e Municipal de Saúde, sociedade civil organizada, do Conselho Regional de Farmácia – CRF/AC, Ministério Púbico Estadual – MPAC e Defensoria Pública do Estado.
“Para o nosso estado esse debate trará um grande avanço, porque nós da região norte temos uma política diferenciada de distribuição, a nossa logística é difícil, então queremos que a assistência farmacêutica cada vez mais avance, trazendo benefícios não só para a comunidade acreana mais para todo o país”, afirmou Jusciner Araújo, Presidente do Sindifac.
O Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Acre, Tiaraju Paulo Mattos afirmou que “todos os Estados vão contribuir como a elaboração de propostas que devem ser apresentadas na Conferência Nacional de Assistência Farmacêutica, e em seguida, ao Ministério da Saúde. Dessa forma vamos fortalecer a área impulsionando o debate”.
O evento segue na capital acreana até sábado (22), onde acontece a apresentação das matrizes sistematizadas e Avaliação da PNAF: 10 anos passados e 10 anos futuros, resultado dos grupos de trabalhos voltados à temática de acesso à saúde e aos medicamentos no âmbito público e privado; recursos humanos no SUS; financiamento e gestão; desenvolvimento científico e tecnológico, entre outros assuntos relacionados às políticas de controle social.
Fonte: SINDIFAC