Escola dos Farmaceuticos

Top Menu

  • Notícias

Main Menu

  • Início
  • Escola
    • Estatuto da Escola
    • Apresentação
    • Coordenação Colegiada
    • Linha do tempo
    • Associe-se
    • Editais
  • Projetos
    • Integra
    • Simpósio
    • Qualifica AF
    • PNAF
    • Encontros Preparatórios para conferências
    • Encontros Controle Social
    • Outros
  • E-FARMA
  • Fenafar
  • Fotos
  • Contato
Sign in / Join

Login

Welcome! Login in to your account
Lost your password?

Lost Password

Back to login
  • Notícias

logo

  • Início
  • Escola
    • Estatuto da Escola
    • Apresentação
    • Coordenação Colegiada
    • Linha do tempo
    • Associe-se
    • Editais
  • Projetos
    • Integra
    • Simpósio
    • Qualifica AF
    • PNAF
    • Encontros Preparatórios para conferências
    • Encontros Controle Social
    • Outros
  • E-FARMA
  • Fenafar
  • Fotos
  • Contato
Notícias
Home›Notícias›FARMACÊUTICAS E FARMACÊUTICOS NO ENFRENTAMENTO DO COVID-19

FARMACÊUTICAS E FARMACÊUTICOS NO ENFRENTAMENTO DO COVID-19

By admin
março 19, 2020
48
0
Share:

A capilaridade e distribuição geográfica das farmácias brasileiras, e o farmacêutico, pelas suas competências, habilidades e disponibilidade, representam frequentemente a primeira possibilidade de acesso ao cuidado em saúde. Portanto, frente à pandemia de Covid-19, as farmácias públicas e privadas deverão atuar como um importante instrumento da rede de atenção primária em saúde.

Os farmacêuticos são profissionais estratégicos no enfrentamento de pandemias. As atividades vão desde aspectos operacionais, como o suprimento de medicamentos e produtos para a saúde (álcool em gel a 70%, máscaras, luvas) até aspectos clínicos e educacionais, como realizar triagem clínica e testes rápidos em casos suspeitos e educar a equipe, além de  estabelecer processos de trabalho que propiciem proteção ambiental e ocupacional visando a minimização do risco de contaminação de pacientes na farmácia.

O Brasil conta com mais de 200 mil profissionais farmacêuticos, não apenas nas farmácias comunitárias, mas também nas farmácias hospitalares, nos laboratórios clínicos, nas indústrias de medicamentos e produtos para a saúde, na vigilância sanitária e epidemiológica, entre outros tantos cenários. Em todas as áreas de atuação, o profissional é crucial no enfrentamento da pandemia, que já levou 8.000 pessoas ao óbito no mundo (dado do dia 18/03/2020).

É fundamental que os profissionais estejam preparados para o enfrentamento de um acelerado número de novos casos no Brasil, a se confirmar nos próximos dias, com a possibilidade de centenas de óbitos nos próximos meses.

A Escola Nacional dos Farmacêuticos, sempre atenta ao processo de formação dos farmacêuticos, centrado no cuidado em saúde individual e coletiva, e analisando evidências científicas e documentos publicados por gestores públicos e entidades da categoria, está otimista com o desempenho dos profissionais no combate ao Covid-19. Vale ressaltar que seguiremos atentos às necessidades de mais investimentos públicos e de mudanças de processos, se necessário for.

Por fim, e não menos importante, reforçamos que só teremos êxito, como sociedade, se seguirmos valorizando o nosso Sistema Único de Saúde. Os seus princípios norteadores (universalidade, equidade e integralidade) são extremamente necessários para um efetivo enfrentamento da Covid-19.

Desejamos aos farmacêuticos de todo o país muita sabedoria para a tomada de decisão com base nas melhores evidências, capacidade de comunicação assertiva, energia para seguir defendendo o SUS e saúde para o enfrentamento da pandemia que preocupa o mundo.

Escola Nacional dos Farmacêuticos

0
Shares
  • 0
  • +
  • 0

Você pode estar interessado em

  • Notícias

    MESA DISCUTE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA

INTEGRAMENU
  • Integra
    • Curso de Formação
    • Encontros Regionais
    • Publicações

Últimas notícias

  • janeiro 20, 2023

    Atividade autogestionada no Fórum Social Mundial vai discutir acesso a medicamentos

  • janeiro 20, 2023

    Acesso a medicamentos: tarefa do presente e desafios do Brasil do futuro

  • dezembro 28, 2022

    Entidades e movimentos da Saúde recebem com esperança a indicação de Nísia Trindade ao MS

  • dezembro 8, 2022

    Farmacêutico Marco Aurélio Pereira recebe premio “Personalidade Profissional 2022” da CNTU

  • dezembro 2, 2022

    Super LIVE apresenta resultados do Projeto Integra para equipe do governo de transição na saúde

Encontre-nos no Facebook

logo

O Instituto Escola Nacional dos Farmacêuticos é formada por todos nós, farmacêuticas e farmacêuticos. Fundada em 27 de novembro de 1998, tem por ideal o reconhecimento do farmacêutico como um profissional de saúde, com capacidade de intervir sobre a realidade social de forma ética, crítica e qualificada cientifica e tecnicamente, com domínio político sobre seu meio.

Endereço

  • Barão de Itapetininga, 255 Conj. 302
    3º andar - CEP: 01042-001 - São Paulo - SP
  • Fone: (11) 3211-2201
  • info@escoladosfarmaceuticos.org.br
  • Recente

  • Popular

  • Atividade autogestionada no Fórum Social Mundial vai discutir acesso a medicamentos

    By Josemar Shenem
    janeiro 20, 2023
  • Acesso a medicamentos: tarefa do presente e desafios do Brasil do futuro

    By Josemar Shenem
    janeiro 20, 2023
  • Entidades e movimentos da Saúde recebem com esperança a indicação de Nísia Trindade ao MS

    By Josemar Shenem
    dezembro 28, 2022
  • Farmacêutico Marco Aurélio Pereira recebe premio “Personalidade Profissional 2022” da CNTU

    By Josemar Shenem
    dezembro 8, 2022
  • INTEGRA

    By admin
    janeiro 1, 2022
  • ATO CONVOCATÓRIO DE ASSEMBLEIA GERAL ELEITORAL 2022 DA ESCOLA NACIONAL DOS FARMACÊUTICOS

    By admin
    junho 30, 2022
  • JORNADA ACADÊMICA DE FARMÁCIA NA UNB DESTACA EDUCAÇÃO EM SAÚDE

    By admin
    março 5, 2014
  • Atividade autogestionada no Fórum Social Mundial vai discutir acesso a medicamentos

    By Josemar Shenem
    janeiro 20, 2023

Fotos da Escola

    Siga-nos

    © Copyright Escola Nacional dos Farmacêuticos. Todos os direitos reservados. Movimento Marketing