Escola dos Farmaceuticos

Top Menu

  • Notícias

Main Menu

  • Início
  • Escola
    • Estatuto da Escola
    • Apresentação
    • Coordenação Colegiada
    • Linha do tempo
    • Associe-se
    • Editais
  • Projetos
    • Integra
    • Simpósio
    • Qualifica AF
    • PNAF
    • Encontros Preparatórios para conferências
    • Encontros Controle Social
    • Outros
  • E-FARMA
  • Fenafar
  • Fotos
  • Contato
Sign in / Join

Login

Welcome! Login in to your account
Lost your password?

Lost Password

Back to login
  • Notícias

logo

  • Início
  • Escola
    • Estatuto da Escola
    • Apresentação
    • Coordenação Colegiada
    • Linha do tempo
    • Associe-se
    • Editais
  • Projetos
    • Integra
    • Simpósio
    • Qualifica AF
    • PNAF
    • Encontros Preparatórios para conferências
    • Encontros Controle Social
    • Outros
  • E-FARMA
  • Fenafar
  • Fotos
  • Contato
Notícias
Home›Notícias›PROJETO DO CCS SISTEMATIZA INFORMAÇÕES SOBRE O CORONAVÍRUS E A COVID-19

PROJETO DO CCS SISTEMATIZA INFORMAÇÕES SOBRE O CORONAVÍRUS E A COVID-19

By admin
maio 13, 2020
50
0
Share:

“Sistematizar as melhores evidências científicas sobre recomendações de proteção e segurança e veicular informação útil e científica por meio de diversos materiais – cartilhas, guias, vídeo, podcasts – para orientar profissionais de saúde e comunidade em geral”. Este é o objetivo do Projeto Safety, que reúne alunos e professores dos cursos de Enfermagem, Farmácia e Medicina, do Centro de Ciências da Saúde (CCS). A diretora da Escola Nacional dos Farmacêuticos, Marselle de Carvalho, coordena a iniciativa.

A professora Marselle Nobre de Carvalho é chefe do Departamento de Saúde Coletiva do CCS e coordenadora da iniciativa. Ela explica que a equipe do projeto é formada pelas professoras Sarah Beatriz Felix e Daniela Frizon Alfieri, ambas da UEL; Maria Fani Dolabela (Universidade Federal do Pará) e Naiara Lourenço Mari (UNOPAR). A equipe tem também a participação de alunos de pós-graduação (residência, mestrado e doutorado) e colaboração de profissional externo (Ana Carolina Franzon).

A professora explica que a necessidade de um projeto dessa natureza se justifica por causa da quantidade de informações disponíveis ao público, nem sempre de fontes confiáveis e até mesmo informações falsas, que acabam provocando pânico, principalmente, entre o público leigo. Marselle Nobre de Carvalho aponta que as informações são atualizadas de forma muito rápida. Por isso, o processo de produção do conhecimento científico precisa considerar as melhores evidências. Confira o áudio.

A professora Marselle Nobre de Carvalho explica que os trabalhos do Projeto Safety tiveram início no mês de março, com o treinamento das equipes. No mês passado, foi realizada a organização dessas equipes e até junho, será executada a pesquisa, com análise de documentos e artigos. Ainda de maio e junho, serão elaborados os materiais com as informações coletadas e analisadas. Entre junho e agosto, serão disseminados os resultados da iniciativa.

Ela afirma que o Projeto Safety atua em duas grandes áreas. A primeira consiste na disseminação do conhecimento científico, com relatórios técnicos para gestores e profissionais dos serviços de saúde, em linguagem técnica. A segunda frente trata da divulgação científica e da popularização da ciência, que visa atingir a população em geral e seus segmentos sociais. Por exemplo, através da rede social – @projetosafety – a equipe do Safety espera atingir o público mais jovem.

Fatos – A informação científica sempre foi importante e, em períodos de pandemia, torna-se ainda mais necessária, porque trabalha com dados que lidam com a dualidade saúde e doença, vida e morte. No entanto, um contingente importante da sociedade, inclusive internacionalmente, ameniza ou nega os efeitos do coronavírus e a letalidade da COVID-19. A professora Marselle explica que esse fenômeno ocorre porque parte da sociedade nega a ciência, com prejuízo para a coletividade.

Confira áudio:

Marselle Nobre de Carvalho lembra que a COVID-19 teve início nos extratos mais altos, ou seja, entre os mais ricos, mas é no segmento social dos mais pobres que a doença é mais dramática. “A ciência trabalha com fatos, com dados. E os dados estão aí. Os números crescentes e – ainda subnotificados – demonstram que o Brasil está numa ascensão da doença, mas em algumas regiões já tendo enormes problemas sanitários, econômicos, políticos, sociais. Muitas pessoas utilizam a desinformação, a péssima informação, para propagar os seus regimes de verdade. Isso para mim é criminoso”.

Fonte: UEL
Publicado em 12/05/2020

0
Shares
  • 0
  • +
  • 0

Você pode estar interessado em

  • DestaqueNotícias

    10º Congresso da Fenafar em Salvador/BA, acontece de 3 a 6 de agosto

INTEGRAMENU
  • Integra
    • Curso de Formação
    • Encontros Regionais
    • Publicações

Últimas notícias

  • janeiro 20, 2023

    Atividade autogestionada no Fórum Social Mundial vai discutir acesso a medicamentos

  • janeiro 20, 2023

    Acesso a medicamentos: tarefa do presente e desafios do Brasil do futuro

  • dezembro 28, 2022

    Entidades e movimentos da Saúde recebem com esperança a indicação de Nísia Trindade ao MS

  • dezembro 8, 2022

    Farmacêutico Marco Aurélio Pereira recebe premio “Personalidade Profissional 2022” da CNTU

  • dezembro 2, 2022

    Super LIVE apresenta resultados do Projeto Integra para equipe do governo de transição na saúde

Encontre-nos no Facebook

logo

O Instituto Escola Nacional dos Farmacêuticos é formada por todos nós, farmacêuticas e farmacêuticos. Fundada em 27 de novembro de 1998, tem por ideal o reconhecimento do farmacêutico como um profissional de saúde, com capacidade de intervir sobre a realidade social de forma ética, crítica e qualificada cientifica e tecnicamente, com domínio político sobre seu meio.

Endereço

  • Barão de Itapetininga, 255 Conj. 302
    3º andar - CEP: 01042-001 - São Paulo - SP
  • Fone: (11) 3211-2201
  • info@escoladosfarmaceuticos.org.br
  • Recente

  • Popular

  • Atividade autogestionada no Fórum Social Mundial vai discutir acesso a medicamentos

    By Josemar Shenem
    janeiro 20, 2023
  • Acesso a medicamentos: tarefa do presente e desafios do Brasil do futuro

    By Josemar Shenem
    janeiro 20, 2023
  • Entidades e movimentos da Saúde recebem com esperança a indicação de Nísia Trindade ao MS

    By Josemar Shenem
    dezembro 28, 2022
  • Farmacêutico Marco Aurélio Pereira recebe premio “Personalidade Profissional 2022” da CNTU

    By Josemar Shenem
    dezembro 8, 2022
  • INTEGRA

    By admin
    janeiro 1, 2022
  • ATO CONVOCATÓRIO DE ASSEMBLEIA GERAL ELEITORAL 2022 DA ESCOLA NACIONAL DOS FARMACÊUTICOS

    By admin
    junho 30, 2022
  • JORNADA ACADÊMICA DE FARMÁCIA NA UNB DESTACA EDUCAÇÃO EM SAÚDE

    By admin
    março 5, 2014
  • Atividade autogestionada no Fórum Social Mundial vai discutir acesso a medicamentos

    By Josemar Shenem
    janeiro 20, 2023

Fotos da Escola

    Siga-nos

    © Copyright Escola Nacional dos Farmacêuticos. Todos os direitos reservados. Movimento Marketing