Escola dos Farmaceuticos

Top Menu

  • Notícias

Main Menu

  • Início
  • Escola
    • Estatuto da Escola
    • Apresentação
    • Coordenação Colegiada
    • Linha do tempo
    • Associe-se
    • Editais
  • Projetos
    • Integra
    • Simpósio
    • Qualifica AF
    • PNAF
    • Encontros Preparatórios para conferências
    • Encontros Controle Social
    • Outros
  • E-FARMA
  • Fenafar
  • Fotos
  • Contato
Sign in / Join

Login

Welcome! Login in to your account
Lost your password?

Lost Password

Back to login
  • Notícias

logo

  • Início
  • Escola
    • Estatuto da Escola
    • Apresentação
    • Coordenação Colegiada
    • Linha do tempo
    • Associe-se
    • Editais
  • Projetos
    • Integra
    • Simpósio
    • Qualifica AF
    • PNAF
    • Encontros Preparatórios para conferências
    • Encontros Controle Social
    • Outros
  • E-FARMA
  • Fenafar
  • Fotos
  • Contato
Notícias
Home›Notícias›Projeto do CNS, ENF, Opas e Fiocruz capacita mil lideranças, criando rede de defensores do SUS

Projeto do CNS, ENF, Opas e Fiocruz capacita mil lideranças, criando rede de defensores do SUS

By admin
novembro 19, 2021
330
0
Share:

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) e a Escola Nacional de Farmacêuticos (ENF) capacitaram cerca de mil lideranças, municipais e estaduais, e militantes do movimento de saúde, para atuar no cenário da vigilância e atenção à saúde, ciência, tecnologia e assistência farmacêutica.

O Projeto Integra, desenvolvido em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas/OMS), aconteceu em diferentes fases, com aulas totalmente online e integrativas.

Com uma metodologia inclusiva e discussões a partir da vivência das pessoas, as aulas ocorreram através da plataforma virtual Moodle, com grande incentivo à cooperação entre os participantes. Os materiais educacionais proporcionaram uma abordagem contextualizada e interdisciplinar dos conteúdos e ajudaram a pensar e implementar ações políticas em conjunto.

“A procura foi muito além do que esperávamos e as pessoas participaram efetivamente, numa grande troca de experiências e conhecimentos, e perceberam uma mudança de práticas no dia a dia. Isso é muito importante e nos traz a certeza de que acertamos com essa proposta, que fortalece o SUS e a participação do controle social”, afirma a coordenadora da Comissão Intersetorial de Ciência, Tecnologia e Assistência Farmacêutica (Cictaf) do CNS, Débora Melecchi.

Entre os temas abordados nas aulas integrativas estão, direito à saúde, princípios, diretrizes e gestão do SUS, formulação de leis no Brasil e produção nacional e barreiras de acesso aos medicamentos. O projeto também visa contribuir para que, em eventuais situações de pandemias, haja um melhor nível de preparação dos diversos setores da sociedade, além de consolidar a credibilidade social na ciência, na participação social e nas políticas públicas de saúde.

A primeira avaliação do projeto, apresentada pelos organizadores para a mesa diretora do CNS, nesta quinta-feira (18/11), indica que os participantes melhoraram a capacidade de comunicação com diferentes setores da sociedade e ampliaram a rede de relações e de colaboração em suas regiões. Eles também apontaram que as aulas estimularam a capacidade de promover o engajamento social em prol de uma temática.

“Não é um projeto-palestra, ele se desenvolve a partir de experiências nos territórios, baseado em evidências”, afirma a coordenadora da Escola Nacional dos Farmacêuticos, Silvana Nair Leite. “Daqui a seis meses faremos uma nova avaliação com os participantes, para avaliar o impacto, o engajamento e as consequências da formação a longo prazo”, completa.

Além das aulas integrativas, a primeira fase também contou com a realização de palestras e seminários, transmitidos ao vivo pelas redes sociais do CNS e ENF. A segunda fase está prevista para no ano que vem, com encontros presenciais preparatórios para o 9º Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Assistência Farmacêutica, que será realizado em agosto de 2022.

Após a realização do simpósio, os organizadores devem encerrar o projeto com a elaboração de um relatório que deverá subsidiar o controle social na participação de audiências públicas no Congresso Nacional e em debates com parlamentares, em especial durante o processo eleitoral do ano que vem. Também está prevista a publicação de um livro, que deverá reunir toda a produção técnica do projeto.

Ascom CNS

Foto: Karina Zambrana – Ascom/MS

0
Shares
  • 0
  • +
  • 0

Você pode estar interessado em

  • Notícias

    EFICÁCIA DE VACINA CONTRA EBOLA

INTEGRAMENU
  • Integra
    • Curso de Formação
    • Encontros Regionais
    • Publicações

Últimas notícias

  • janeiro 20, 2023

    Atividade autogestionada no Fórum Social Mundial vai discutir acesso a medicamentos

  • janeiro 20, 2023

    Acesso a medicamentos: tarefa do presente e desafios do Brasil do futuro

  • dezembro 28, 2022

    Entidades e movimentos da Saúde recebem com esperança a indicação de Nísia Trindade ao MS

  • dezembro 8, 2022

    Farmacêutico Marco Aurélio Pereira recebe premio “Personalidade Profissional 2022” da CNTU

  • dezembro 2, 2022

    Super LIVE apresenta resultados do Projeto Integra para equipe do governo de transição na saúde

Encontre-nos no Facebook

logo

O Instituto Escola Nacional dos Farmacêuticos é formada por todos nós, farmacêuticas e farmacêuticos. Fundada em 27 de novembro de 1998, tem por ideal o reconhecimento do farmacêutico como um profissional de saúde, com capacidade de intervir sobre a realidade social de forma ética, crítica e qualificada cientifica e tecnicamente, com domínio político sobre seu meio.

Endereço

  • Barão de Itapetininga, 255 Conj. 302
    3º andar - CEP: 01042-001 - São Paulo - SP
  • Fone: (11) 3211-2201
  • info@escoladosfarmaceuticos.org.br
  • Recente

  • Popular

  • Atividade autogestionada no Fórum Social Mundial vai discutir acesso a medicamentos

    By Josemar Shenem
    janeiro 20, 2023
  • Acesso a medicamentos: tarefa do presente e desafios do Brasil do futuro

    By Josemar Shenem
    janeiro 20, 2023
  • Entidades e movimentos da Saúde recebem com esperança a indicação de Nísia Trindade ao MS

    By Josemar Shenem
    dezembro 28, 2022
  • Farmacêutico Marco Aurélio Pereira recebe premio “Personalidade Profissional 2022” da CNTU

    By Josemar Shenem
    dezembro 8, 2022
  • INTEGRA

    By admin
    janeiro 1, 2022
  • ATO CONVOCATÓRIO DE ASSEMBLEIA GERAL ELEITORAL 2022 DA ESCOLA NACIONAL DOS FARMACÊUTICOS

    By admin
    junho 30, 2022
  • JORNADA ACADÊMICA DE FARMÁCIA NA UNB DESTACA EDUCAÇÃO EM SAÚDE

    By admin
    março 5, 2014
  • Atividade autogestionada no Fórum Social Mundial vai discutir acesso a medicamentos

    By Josemar Shenem
    janeiro 20, 2023

Fotos da Escola

    Siga-nos

    © Copyright Escola Nacional dos Farmacêuticos. Todos os direitos reservados. Movimento Marketing