Escola dos Farmaceuticos

Top Menu

  • Notícias

Main Menu

  • Início
  • Escola
    • Estatuto da Escola
    • Apresentação
    • Coordenação Colegiada
    • Linha do tempo
    • Associe-se
    • Editais
  • Projetos
    • Integra
    • Simpósio
    • Qualifica AF
    • PNAF
    • Encontros Preparatórios para conferências
    • Encontros Controle Social
    • Outros
  • E-FARMA
  • Fenafar
  • Fotos
  • Contato
  • Notícias

logo

  • Início
  • Escola
    • Estatuto da Escola
    • Apresentação
    • Coordenação Colegiada
    • Linha do tempo
    • Associe-se
    • Editais
  • Projetos
    • Integra
    • Simpósio
    • Qualifica AF
    • PNAF
    • Encontros Preparatórios para conferências
    • Encontros Controle Social
    • Outros
  • E-FARMA
  • Fenafar
  • Fotos
  • Contato
Notícias
Home›Notícias›Secretário de Saúde do ES apresenta experiências exitosas no estado durante seminário do CNS e ENFar

Secretário de Saúde do ES apresenta experiências exitosas no estado durante seminário do CNS e ENFar

By admin
dezembro 8, 2021
392
0
Share:

O desenvolvimento e o acesso às tecnologias e inovações em Saúde precisam continuar evoluindo dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). O tema foi abordado no Seminário Integrador sobre Novo Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação, nesta segunda-feira (06/12).

O evento, promovido pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e Escola Nacional dos Farmacêuticos (ENFar), apresentou aos participantes as experiências exitosas desenvolvidas no sistema público de saúde do estado do Espírito Santo.

O seminário contou com a participação do secretário de Saúde do Espírito Santo, Nésio Fernandes, que apresentou as ações realizadas pelo estado com base na Lei 10.973, que estabelece incentivos à inovação e pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo.

Segundo Nésio, em 2018, o estado contava com um sistema de saúde totalmente dependente da atenção hospitalar, que por sua vez era fragmentada e desconectada dos demais níveis de atenção. “Nós tínhamos a quinta pior cobertura da estratégia de saúde da família do Brasil. Nosso estado chegou a ter 87 médicos de família ativos para atuar em toda a atenção básica de todos os municípios do estado”, alerta.

Segundo ele, em 2019, primeiro ano da atual gestão no governo do estado foram reconhecidos os desafios que estavam postos, entre eles uma atenção primária com baixa cobertura e uma sobrecarga na atenção secundária e hospitalar. Então foram implementadas medidas que permitiram mudar este quadro.

“Criamos o Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (Icepi), nos moldes da Lei Federal 10.973, que é Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) público, vinculado à Secretaria de Saúde. Também criamos uma escola de saúde pública dentro do ICT e um subsistema estadual de ensino para integrar as ações do sistema de educação, com o sistema de saúde e sistema de ciência e tecnologia”, afirma Nésio.

“O mercado brasileiro é patrimônio do povo brasileiro e deve ser usado em favor da população, da ciência e da tecnologia. A prioridade deve ser o incentivo à ciência e pesquisa e a utilização de todo conhecimento científico em prol da população”, avalia o assessor técnico da vice-presidência de Produção e Inovação em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Jorge Costa.

Além disso, o secretário destaca a criação de um projeto de formação massiva de médicos de família, enfermeiros e cirurgiões dentistas em comunidades, que conta atualmente com mais de mil profissionais. Isso permitiu que o estado saísse da quinta pior cobertura para a sétima melhor, devendo chegar entre as cinco melhores até dezembro.

“Criamos uma legislação bem ousada e robusta, que permitiu a realização de diversos processos. Quando chegou a pandemia, eles foram dinamizados de maneira incrível, o que permitiu enfrentar de maneira adequada a pandemia”, avalia Nésio ao informar que, no momento, o estado lança apoio aos municípios para formação em recursos humanos, entre outras ações.

“Tudo isso nos mostra o quanto é importante a vontade política de se fazer e, principalmente, o quanto a população brasileira é beneficiada com isso”, afirma o secretário executivo substituto do CNS, Marco Aurélio Pereira.

O seminário virtual faz parte do Projeto Integra e conta, atualmente, com mais de 500 conselheiros de saúde e lideranças de movimentos sociais e comunitários, além de profissionais de saúde de diferentes categorias de todos os estados brasileiros. Ele foi mediado pela coordenadora da ENFar, Silvana Nair Leite.

O projeto é realizado em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz, com apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), criado para promover estratégias para a integração de políticas e práticas da Vigilância em Saúde, Assistência Farmacêutica, Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde no âmbito da gestão participativa e dos movimentos sociais.

“Os desafios que este projeto identificou vão se amplificar bastante em 2022 e as reflexões apresentadas hoje mostram que há possibilidade de fortalecer o papel do estado, como um estado que gere o bem-estar social e que produza direitos”, avalia presidente da Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar), Ronald Ferreira.

Assista o Seminário Integrador sobre Novo Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação

Fonte: Ascom CNS

Foto: Laboratório Niam

0
Shares
  • 0
  • +
  • 0

Você pode estar interessado em

  • Notícias

    CADERNO DE AVALIAÇÃO DOS 10 ANOS DA PNAF É PUBLICADO

Últimas notícias

  • janeiro 30, 2026

    Lançamento do Número Especial da Revista Ciência & Saúde Coletiva

  • janeiro 30, 2026

    CNS abre debate sobre Política Nacional de Diagnóstico Laboratorial no SUS

  • janeiro 22, 2026

    Comissão Organizadora do Projeto Integra define agenda estratégica para 2026 em reunião na Fiocruz

  • dezembro 16, 2025

    Inovação normativa da Conitec: entenda o que mudou

  • dezembro 10, 2025

    PNAF: Conquista do controle social para cuidar do povo brasileiro

Encontre-nos no Facebook

logo

O Instituto Escola Nacional dos Farmacêuticos é formada por todos nós, farmacêuticas e farmacêuticos. Fundada em 27 de novembro de 1998, tem por ideal o reconhecimento do farmacêutico como um profissional de saúde, com capacidade de intervir sobre a realidade social de forma ética, crítica e qualificada cientifica e tecnicamente, com domínio político sobre seu meio.

Endereço

  • Barão de Itapetininga, 255 Conj. 302
    3º andar - CEP: 01042-001 - São Paulo - SP
  • Fone: (11) 3211-2201
  • info@escoladosfarmaceuticos.org.br
  • Recente

  • Popular

  • Lançamento do Número Especial da Revista Ciência & Saúde Coletiva

    By Josemar Shenem
    janeiro 30, 2026
  • CNS abre debate sobre Política Nacional de Diagnóstico Laboratorial no SUS

    By Josemar Shenem
    janeiro 30, 2026
  • Comissão Organizadora do Projeto Integra define agenda estratégica para 2026 em reunião na Fiocruz

    By Josemar Shenem
    janeiro 22, 2026
  • Inovação normativa da Conitec: entenda o que mudou

    By Josemar Shenem
    dezembro 16, 2025
  • INTEGRA

    By admin
    janeiro 1, 2022
  • ATO CONVOCATÓRIO DE ASSEMBLEIA GERAL ELEITORAL 2022 DA ESCOLA NACIONAL DOS FARMACÊUTICOS

    By admin
    junho 30, 2022
  • OFICINA PNAF DO RIO DE JANEIRO É MARCADA PELA DIVERSIDADE

    By admin
    setembro 25, 2014
  • ENCERRAMENTO DO 5° CONGRESSO URM DESTACA CARTA DE SÃO PAULO

    By admin
    março 26, 2014

Fotos da Escola

    Siga-nos

    © Copyright Escola Nacional dos Farmacêuticos. Todos os direitos reservados. Movimento Marketing