Escola dos Farmaceuticos

Top Menu

  • Notícias

Main Menu

  • Início
  • Escola
    • Estatuto da Escola
    • Apresentação
    • Coordenação Colegiada
    • Linha do tempo
    • Associe-se
    • Editais
  • Projetos
    • Integra
    • Simpósio
    • Qualifica AF
    • PNAF
    • Encontros Preparatórios para conferências
    • Encontros Controle Social
    • Outros
  • E-FARMA
  • Fenafar
  • Fotos
  • Contato
  • Notícias

logo

  • Início
  • Escola
    • Estatuto da Escola
    • Apresentação
    • Coordenação Colegiada
    • Linha do tempo
    • Associe-se
    • Editais
  • Projetos
    • Integra
    • Simpósio
    • Qualifica AF
    • PNAF
    • Encontros Preparatórios para conferências
    • Encontros Controle Social
    • Outros
  • E-FARMA
  • Fenafar
  • Fotos
  • Contato
DestaqueNotícias
Home›Destaque›Conferência Livre debate propostas para aprimorar o acesso ao medicamento pela população 

Conferência Livre debate propostas para aprimorar o acesso ao medicamento pela população 

By Josemar Shenem
abril 19, 2023
413
0
Share:

A Conferência Livre de Acesso a Medicamentos em Defesa da Vida realizada nesta terça-feira (18), no Congresso Nacional em Brasília, foi um importante momento de apresentação e debate de propostas com o objetivo de aprimorar o acesso ao medicamento pela população.  

É uma etapa preparatória par a 17ª Conferência Nacional de Saúde que busca possibilitar a ampliação da participação social, fortalecendo cada vez mais a assistência farmacêutica e a defesa do SUS. 

Foi precedida por inúmeros debates organizados pelo Projeto Integra, e pelo 9º Simpósio Nacional de Ciência Tecnologia e Assistência Farmacêutica realizado em setembro de 2022 na Fiocruz no Rio de Janeiro de onde saíram diversas propostas avalizadas nesta Conferência. 

A abertura, foi acompanhado, presencialmente, por diversos participantes no Auditória Freitas Nobre e também de forma remota pelo Youtuber. 

A Ministra da Saúde, Nísia Trindade foi representada pelo secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha, que destacou o compromisso da pasta com as conferências livres e conferência nacional de saúde, neste momento de reconstrução do país. 

“Nossa participação aqui é um compromisso do Ministério da Saúde com o desenvolvimento, num processo permanente de construção e reconstrução, para voltarmos a ter um país com um sistema econômico e produtivo voltado para geração de renda e emprego, que tire nossa população da miséria”, afirma Gadelha. 

A Coordenadora do Instituto Escola Nacional dos Farmacêuticos, (ENFar) Silvana Naira Leite destacou a importância de se discutir a temática.  

“É muito simbólico estarmos aqui, neste momento, discutindo o acesso a medicamentos em uma conferência livre de saúde. Essa temática ganhou a sociedade, sempre foi uma demanda, mas neste período ganhou muito mais relevância e compreensão da sociedade. 

A Deputada Alice Portugal, presidenta da Frente Parlamentar em defesa da Assistência Farmacêutica destacou a necessidade de se ampliara o movimento de todos em torno da luta pelo acesso ao medicamento. 

“Continuamos com uma dependência internacional muito grande, os programas de ciência e tecnologia foram desoxigenados nos últimos anos gerando um descompasso enorme. Se nós não transformarmos isso numa questão nacional de soberania. Precisamos tratar de que o Brasil formule e desenvolva fármacos e valorize a pesquisa e a ciência.”  

Como única farmacêutica do Congresso Nacional, ela se coloco à disposição da categoria farmacêutica, “que merece respeito e direitos, como o piso salarial, que está na nossa pauta e na nossa luta!” 

O presidente da Fenafar, Fábio Basílio, enfatizou a importância dos debates nesta Conferência que defende o acesso ao medicamento como direito humano.  

“A assistência farmacêutica não termina na receita médica, ela só termina com a minimização do problema apresentado pelo paciente e nos farmacêuticos temos um papel importantíssimo no acompanhamento farmacoterapêutico, buscando saber se ele está tomando o medicamento de forma correta no horário e dosagem adequada.” concluiu. 

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) também esteve participando da atividade e foi representado pelo secretário-adjunto substituto, Gustavo Cabral. 

“Entendemos que a proposta das conferências livres mobiliza cada vez mais a sociedade pela garantia e defesa de direitos. Isso se evidencia diante do contexto que vivemos nos últimos anos, de desmonte das políticas públicas e falta de financiamento adequado para programas relacionados à assistência farmacêutica”, afirmou. 

O representante da Fundação Oswaldo Cruz, (Fiocruz) Jorge Costa, destacou a importância da participação da fundação no Projeto Integra.  

“E um projeto que tem um papel fundamental para a saúde pública brasileira, que já fez diversas entregas importante e que todos terão a oportunidade de conhecer com o lançamento de mais um livro ainda hoje, onde estão todas as ações já desenvolvidas até aqui.” 

A conferência livre de acesso a medicamentos foi promovida pelo Instituto Escola Nacional dos Farmacêuticos (ENFar), Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Farmacêutica, como etapa preparatória para a 17ª Conferência Nacional de Saúde (CNS). 

TagsAssistência farmacêuticaCNSFenafarFiocruzInstituto EnfarProjeto IntegraSUS
0
Shares
  • 0
  • +
  • 0

Você pode estar interessado em

  • Notícias

    SIMPÓSIO TRAZ OIT PARA DISCUTIR TRABALHO

Últimas notícias

  • janeiro 30, 2026

    Lançamento do Número Especial da Revista Ciência & Saúde Coletiva

  • janeiro 30, 2026

    CNS abre debate sobre Política Nacional de Diagnóstico Laboratorial no SUS

  • janeiro 22, 2026

    Comissão Organizadora do Projeto Integra define agenda estratégica para 2026 em reunião na Fiocruz

  • dezembro 16, 2025

    Inovação normativa da Conitec: entenda o que mudou

  • dezembro 10, 2025

    PNAF: Conquista do controle social para cuidar do povo brasileiro

Encontre-nos no Facebook

logo

O Instituto Escola Nacional dos Farmacêuticos é formada por todos nós, farmacêuticas e farmacêuticos. Fundada em 27 de novembro de 1998, tem por ideal o reconhecimento do farmacêutico como um profissional de saúde, com capacidade de intervir sobre a realidade social de forma ética, crítica e qualificada cientifica e tecnicamente, com domínio político sobre seu meio.

Endereço

  • Barão de Itapetininga, 255 Conj. 302
    3º andar - CEP: 01042-001 - São Paulo - SP
  • Fone: (11) 3211-2201
  • info@escoladosfarmaceuticos.org.br
  • Recente

  • Popular

  • Lançamento do Número Especial da Revista Ciência & Saúde Coletiva

    By Josemar Shenem
    janeiro 30, 2026
  • CNS abre debate sobre Política Nacional de Diagnóstico Laboratorial no SUS

    By Josemar Shenem
    janeiro 30, 2026
  • Comissão Organizadora do Projeto Integra define agenda estratégica para 2026 em reunião na Fiocruz

    By Josemar Shenem
    janeiro 22, 2026
  • Inovação normativa da Conitec: entenda o que mudou

    By Josemar Shenem
    dezembro 16, 2025
  • INTEGRA

    By admin
    janeiro 1, 2022
  • ATO CONVOCATÓRIO DE ASSEMBLEIA GERAL ELEITORAL 2022 DA ESCOLA NACIONAL DOS FARMACÊUTICOS

    By admin
    junho 30, 2022
  • OFICINA PNAF DO RIO DE JANEIRO É MARCADA PELA DIVERSIDADE

    By admin
    setembro 25, 2014
  • ENCERRAMENTO DO 5° CONGRESSO URM DESTACA CARTA DE SÃO PAULO

    By admin
    março 26, 2014

Fotos da Escola

    Siga-nos

    © Copyright Escola Nacional dos Farmacêuticos. Todos os direitos reservados. Movimento Marketing