Escola dos Farmaceuticos

Top Menu

  • Notícias

Main Menu

  • Início
  • Escola
    • Estatuto da Escola
    • Apresentação
    • Coordenação Colegiada
    • Linha do tempo
    • Associe-se
    • Editais
  • Projetos
    • Integra
    • Simpósio
    • Qualifica AF
    • PNAF
    • Encontros Preparatórios para conferências
    • Encontros Controle Social
    • Outros
  • E-FARMA
  • Fenafar
  • Fotos
  • Contato
Sign in / Join

Login

Welcome! Login in to your account
Lost your password?

Lost Password

Back to login
  • Notícias

logo

  • Início
  • Escola
    • Estatuto da Escola
    • Apresentação
    • Coordenação Colegiada
    • Linha do tempo
    • Associe-se
    • Editais
  • Projetos
    • Integra
    • Simpósio
    • Qualifica AF
    • PNAF
    • Encontros Preparatórios para conferências
    • Encontros Controle Social
    • Outros
  • E-FARMA
  • Fenafar
  • Fotos
  • Contato
DestaqueNotícias
Home›Destaque›Podcast do Projeto Integra discute questões que afetam o sistema de saúde e a vida das pessoas

Podcast do Projeto Integra discute questões que afetam o sistema de saúde e a vida das pessoas

By Josemar Shenem
julho 31, 2023
26
0
Share:

O Projeto Integra, lançou em junho o Integra Podcast. Cumpriu assim um de seus principais objetivos de mobilizar a população e disseminar conhecimento atualizado sobre diversos temas relacionados ao direito à saúde, acesso a medicamentos, assistência farmacêutica, políticas públicas, mercado farmacêutico e muito mais.

Essa iniciativa é fruto de uma parceria entre o Instituto Escola Nacional dos Farmacêuticos (Enfar), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Conselho Nacional de Saúde (CNS), com o apoio da Organização Pan-americana da Saúde OPAS/Brasil e da Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar).

A proposta de divulgar o conhecimento amplamente surgiu do acúmulo produzido pelo projeto Integra ao longo de suas fases e da necessidade de subsidiar os atores sociais para enfrentarem diversas situações, com foco na integração das políticas e práticas da vigilância em saúde, assistência farmacêutica, ciência, tecnologia e inovação em saúde, sob a perspectiva da gestão participativa e dos movimentos sociais.

O Integra Podcast é uma ferramenta acessível não apenas aos farmacêuticos, mas também à comunidade em geral em todo o Brasil. A intenção é fortalecer a rede de lideranças, capacitando-as para atuar de forma colaborativa na defesa do desenvolvimento da ciência, políticas públicas, soberania nacional e controle social da saúde.

Os episódios do Integra Podcast são lançados quinzenalmente, sempre às quartas-feiras, às 19h, no Spotify ou em qualquer outro agregador de áudio. Posteriormente, cada capítulo é disponibilizado no canal de YouTube do Instituto @enfar.

A primeira temporada do Integra Podcast começou em 7 de junho e já exibiu quatro episódios abordando temas como as Perspectivas da Assistência Farmacêutica, a Propriedade Intelectual e o Acesso a Tecnologias, os Serviços Farmacêuticos Baseados em Necessidades Sociais e o Desabastecimento de Medicamentos e Soberania Sanitária.

Os temas foram cuidadosamente discutidos, analisados e aprofundados em entrevistas com especialistas, buscando apresentar soluções inovadoras para questões cruciais que afetam o sistema de saúde e a vida das pessoas.

A primeira temporada tem ainda dois episódios já gravados e que irão ao ar no mês de agosto. No dia 2 às 19h, o debate será sobre a “Promoção à Saúde e Assistência Farmacêutica”, com a participação de Andrey Roosewelt Chagas Lemos, Diretor do Departamento de Promoção da Saúde/SAPS/MS.

No dia 16, o tema discutido será a “Equidade na abordagem de doenças emergentes e reemergentes” com três participantes: Kathiely Martins dos Santos, consultora na Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde; Ana Lúcia Marçal Paduello, representante da Superando o Lúpus no Conselho Nacional de Saúde e Rafael Santos Santana, professor da Universidade de Brasília, (UNB).

Este último programa da temporada será apresentado por Silvana Nair Leite, coordenadora do Instituto ENFar, todos os demais episódios contaram com a apresentação de Marselle Nobre de Carvalho, do Instituto ENFar.

Dentre os convidados que já participaram do Integra Podcast, destacam-se nomes como Marco Aurélio Pereira, Diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde; Jorge Bermudez, Pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); Susana Van Der Ploeg, Representante do Grupo de Trabalho sobre Propriedade Intelectual (GTPI/ABIA); Carlos Augusto Grabois Gadelha, Secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Complexo da Saúde do Ministério da Saúde (SECTICS/MS); Priscila Torres, Conselheira Nacional de Saúde – Biored Brasil; Silvana Nair Leite, Coordenadora Geral do Instituto ENFar; Fábio Basílio, Presidente da Fenafar; Débora Melecchi, 2ª Vice Presidenta da FENAFAR; Fernanda Manzini, Coordenadora de Projeto do Instituto ENFar; e Dalmare Falcão e Sá, 1º secretário da Fenafar.

Com o Integra Podcast, essa parceria entre instituições relevantes busca levar informação qualificada e promover a participação ativa da sociedade em questões fundamentais para a saúde pública brasileira.

0
Shares
  • 0
  • +
  • 0

Você pode estar interessado em

  • DestaqueNotícias

    Livros do projeto integra são apresentados em evento na Câmara dos Deputados

INTEGRAMENU
  • Integra
    • Curso de Formação
    • Encontros Regionais
    • Publicações

Últimas notícias

  • setembro 18, 2023

    Fiocruz e OPAS lançam livro sobre a Produção Local de Medicamentos no Brasil

  • agosto 18, 2023

    Recomendações ao enfrentamento da resistência antimicrobiana devida ao excesso de antibióticos na agropecuária

  • julho 31, 2023

    Podcast do Projeto Integra discute questões que afetam o sistema de saúde e a vida das pessoas

  • julho 13, 2023

    Instituto Enfar apoia o 16º Congresso de Farmácia e Bioquímica de Minas Gerais 

  • julho 10, 2023

    Na 17ª CNS, Projeto Integra debate acesso a medicamentos e tecnologias no SUS  

Encontre-nos no Facebook

logo

O Instituto Escola Nacional dos Farmacêuticos é formada por todos nós, farmacêuticas e farmacêuticos. Fundada em 27 de novembro de 1998, tem por ideal o reconhecimento do farmacêutico como um profissional de saúde, com capacidade de intervir sobre a realidade social de forma ética, crítica e qualificada cientifica e tecnicamente, com domínio político sobre seu meio.

Endereço

  • Barão de Itapetininga, 255 Conj. 302
    3º andar - CEP: 01042-001 - São Paulo - SP
  • Fone: (11) 3211-2201
  • info@escoladosfarmaceuticos.org.br
  • Recente

  • Popular

  • Fiocruz e OPAS lançam livro sobre a Produção Local de Medicamentos no Brasil

    By Josemar Shenem
    setembro 18, 2023
  • Recomendações ao enfrentamento da resistência antimicrobiana devida ao excesso de antibióticos na agropecuária

    By Josemar Shenem
    agosto 18, 2023
  • Podcast do Projeto Integra discute questões que afetam o sistema de saúde e a vida ...

    By Josemar Shenem
    julho 31, 2023
  • Instituto Enfar apoia o 16º Congresso de Farmácia e Bioquímica de Minas Gerais 

    By Josemar Shenem
    julho 13, 2023
  • INTEGRA

    By admin
    janeiro 1, 2022
  • ATO CONVOCATÓRIO DE ASSEMBLEIA GERAL ELEITORAL 2022 DA ESCOLA NACIONAL DOS FARMACÊUTICOS

    By admin
    junho 30, 2022
  • JORNADA ACADÊMICA DE FARMÁCIA NA UNB DESTACA EDUCAÇÃO EM SAÚDE

    By admin
    março 5, 2014
  • Fiocruz e OPAS lançam livro sobre a Produção Local de Medicamentos no Brasil

    By Josemar Shenem
    setembro 18, 2023

Fotos da Escola

    Siga-nos

    © Copyright Escola Nacional dos Farmacêuticos. Todos os direitos reservados. Movimento Marketing