Escola dos Farmaceuticos

Top Menu

  • Notícias

Main Menu

  • Início
  • Escola
    • Estatuto da Escola
    • Apresentação
    • Coordenação Colegiada
    • Linha do tempo
    • Associe-se
    • Editais
  • Projetos
    • Integra
    • Simpósio
    • Qualifica AF
    • PNAF
    • Encontros Preparatórios para conferências
    • Encontros Controle Social
    • Outros
  • E-FARMA
  • Fenafar
  • Fotos
  • Contato
  • Notícias

logo

  • Início
  • Escola
    • Estatuto da Escola
    • Apresentação
    • Coordenação Colegiada
    • Linha do tempo
    • Associe-se
    • Editais
  • Projetos
    • Integra
    • Simpósio
    • Qualifica AF
    • PNAF
    • Encontros Preparatórios para conferências
    • Encontros Controle Social
    • Outros
  • E-FARMA
  • Fenafar
  • Fotos
  • Contato
DestaqueNotícias
Home›Destaque›MEC suspende autorizações para novos cursos EaD em 17 Áreas 

MEC suspende autorizações para novos cursos EaD em 17 Áreas 

By Josemar Shenem
dezembro 1, 2023
634
0
Share:

O Ministério da Educação (MEC) anunciou a suspensão de processos para autorização de novos cursos a distância em 17 áreas distintas, incluindo diversas graduações na área da saúde, entre as quais, Farmácia.  

A medida, divulgada por meio de portaria, visa aprimorar a regulamentação da oferta de cursos de graduação na modalidade EaD. Após uma consulta pública realizada este mês, a decisão foi publicada na última quarta-feira, 29, e não afeta as graduações já em funcionamento. 

Esta suspensão abrange uma gama de áreas sensíveis, como Farmácia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Medicina, licenciaturas e outras. Além disso, o MEC também interrompeu os pedidos de credenciamento de instituições que buscam oferecer cursos a distância sem obterem um conceito mínimo de 4 na avaliação governamental. 

O texto da portaria estabelece um prazo de 90 dias para a conclusão da elaboração de propostas regulatórias para a oferta de cursos de graduação a distância. Essa medida busca uma revisão estruturada e aprimoramento das diretrizes que regulam essa modalidade de ensino. 

O crescimento do ensino superior não presencial no Brasil, foi acelerado a partir de 2018, após uma flexibilização para abertura de polos de educação a distância, impulsionada por um decreto do presidente Michel Temer. Desde então, houve um aumento de 189,1% na oferta de cursos nessa modalidade. 

Durante a divulgação do último Censo da Educação Superior, o ministro da Educação, Camilo Santana, expressou preocupações com essa expansão acelerada. Ele ressaltou a importância de preservar a qualidade dos cursos oferecidos, buscando um equilíbrio entre a praticidade oferecida pelo ensino a distância e a formação sólida dos profissionais. 

“Nossa preocupação principal é a qualidade desses cursos. O ensino a distância é uma ferramenta valiosa para facilitar a vida dos estudantes, mas precisamos garantir que ofereçam uma formação robusta e de alta qualidade”, destacou o ministro. 

Essa tendência ascendente preocupa entidades das categorias da área da saúde, entre as quais a Fenafar e o Instituto ENFar. Uma das alegações é que a formação de profissionais de saúde requer um componente prático substancial, e a EaD, não contempla o contato presencial na formação desses profissionais.  

De acordo com essas entidades o contato presencial é fundamental para a formação de profissionais de saúde qualificados, como é o caso dos farmacêuticos, enfermeiros, fisioterapeutas e outros. Essas profissões precisam de treinamento prático e vivencial entre profissionais e pacientes.  

A suspensão temporária destaca o esforço do governo em assegurar a excelência educacional em cursos EaD, especialmente em áreas cruciais como a saúde, reconhecendo a necessidade de aprimoramento contínuo e uma regulamentação mais criteriosa. 

0
Shares
  • 0
  • +
  • 0

Você pode estar interessado em

  • DestaqueNotícias

    Atividade autogestionada no Fórum Social Mundial vai discutir acesso a medicamentos

Últimas notícias

  • janeiro 30, 2026

    Lançamento do Número Especial da Revista Ciência & Saúde Coletiva

  • janeiro 30, 2026

    CNS abre debate sobre Política Nacional de Diagnóstico Laboratorial no SUS

  • janeiro 22, 2026

    Comissão Organizadora do Projeto Integra define agenda estratégica para 2026 em reunião na Fiocruz

  • dezembro 16, 2025

    Inovação normativa da Conitec: entenda o que mudou

  • dezembro 10, 2025

    PNAF: Conquista do controle social para cuidar do povo brasileiro

Encontre-nos no Facebook

logo

O Instituto Escola Nacional dos Farmacêuticos é formada por todos nós, farmacêuticas e farmacêuticos. Fundada em 27 de novembro de 1998, tem por ideal o reconhecimento do farmacêutico como um profissional de saúde, com capacidade de intervir sobre a realidade social de forma ética, crítica e qualificada cientifica e tecnicamente, com domínio político sobre seu meio.

Endereço

  • Barão de Itapetininga, 255 Conj. 302
    3º andar - CEP: 01042-001 - São Paulo - SP
  • Fone: (11) 3211-2201
  • info@escoladosfarmaceuticos.org.br
  • Recente

  • Popular

  • Lançamento do Número Especial da Revista Ciência & Saúde Coletiva

    By Josemar Shenem
    janeiro 30, 2026
  • CNS abre debate sobre Política Nacional de Diagnóstico Laboratorial no SUS

    By Josemar Shenem
    janeiro 30, 2026
  • Comissão Organizadora do Projeto Integra define agenda estratégica para 2026 em reunião na Fiocruz

    By Josemar Shenem
    janeiro 22, 2026
  • Inovação normativa da Conitec: entenda o que mudou

    By Josemar Shenem
    dezembro 16, 2025
  • INTEGRA

    By admin
    janeiro 1, 2022
  • ATO CONVOCATÓRIO DE ASSEMBLEIA GERAL ELEITORAL 2022 DA ESCOLA NACIONAL DOS FARMACÊUTICOS

    By admin
    junho 30, 2022
  • OFICINA PNAF DO RIO DE JANEIRO É MARCADA PELA DIVERSIDADE

    By admin
    setembro 25, 2014
  • ENCERRAMENTO DO 5° CONGRESSO URM DESTACA CARTA DE SÃO PAULO

    By admin
    março 26, 2014

Fotos da Escola

    Siga-nos

    © Copyright Escola Nacional dos Farmacêuticos. Todos os direitos reservados. Movimento Marketing