As Conferências Livres de Saúde são espaços de debate e participação social para construção das políticas do Sistema Único de Saúde (SUS). Promovidas pela sociedade civil, são parte integrante do processo da Conferência Nacional de Saúde, que acontece a cada quatro anos como previsto na Constituição Federal.

Veja como foi a Conferência

A Conferência livre indicou 3 delegadas e delegados e aprovou propostas para os 4 eixos temáticos da 17ª Conferência Nacional de Saúde

Conheça as delegadas e os delegados indicados para a 17ª Conferência Nacional de Saúde:

MARIA JOSÉ MARTINS

Farmacêutica especialista em Saúde Pública, Economia da Saúde e Direito Sanitário.Atua na luta pelo trabalho interprofissional como sustentabilidade do SUS.

PRISCILA VAUTIER

Farmacêutica. Atua na saúde pública e na docência do ensino superior em Farmácia, Enfermagem e Biomedicina, ministrando disciplinas na área da saúde pública e coletiva.

NORBERTO RECH BONETTI

Farmacêutico, professor do Curso de Farmácia da UFSC, dedica a vida às ações profissionais, políticas e acadêmicas à defesa do SUS e da garantia do acesso de toda a população aos medicamentos e à assistência farmacêutica enquanto direito da cidadania.

Suplentes

Débora Aligieri | Alexandre Correia | Suzana Ploeg

A 17ª Conferência Nacional de Saúde será realizada de 2 a 5 de julho de 2023. Com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”, a Conferência será precedida por etapas municipais, que vão acontecer entre novembro de 2022 a março de 2023, e etapas estaduais e do Distrito Federal, que serão realizadas de abril a maio de 2023. As conferências livres de saúde são etapas preparatórias para a 17ª Conferência Nacional de Saúde e tem o objetivo de debater o tema ou eixos temáticos da 17ª CNS.

Conferência Livre
Acesso a medicamentos em defesa da vida

A Conferência Livre de Acesso a Medicamentos em Defesa da Vida foi realizada no dia 18 de abril de 2023 na Câmara dos Deputados. Foi promovida pelo Instituto Escola Nacional dos Farmacêuticos (ENFar), Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Farmacêutica, como etapa preparatória para a 17ª Conferência Nacional de Saúde (CNS).
Nas mesas de debate “Desenvolvimento, saúde e acesso a medicamentos: estratégias para o futuro” e “Acesso a medicamentos como parte fundamental no processo de cuidado da população” os debatedores e debatedoras apontaram estratégias para a retomada e fortalecimento da produção local de IFA e de medicamentos estratégicos para o SUS e a importância do acesso aos medicamentos no SUS estar vinculado ao serviço farmacêutico que promova o cuidado e a vigilância em saúde, buscando a melhoria dos resultados de saúde da população.
Os 374 participantes da Conferência Livre, sendo 256 participantes on-line e 118 participantes presenciais, interagiram com os debatedores nas mesas de debate por meio do chat do YouTube. Foram inscritos 30 candidatos a delegados da Conferência Livre e, conforme o estabelecido na Resolução CNS nº 680/2022, foram eleitos 3 delegados e delegadas e 3 suplentes que serão indicados ao Conselho Nacional de Saúde para concorrer as vagas de delegados das Conferências Livres na 17ª Conferência Nacional de Saúde.
Os participantes votaram nas propostas e as cinco mais votadas de cada Eixo temático serão enviadas para a 17ª Conferência Nacional de Saúde. Na Conferência também foi lançado o livro “Politicas Públicas Integradas para Fortalecer o SUS – Um projeto nacional e participativo de desenvolvimento social”, uma produção do Projeto Integra, resultado dos debates em torno do 9° Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Assistência Farmacêutica realizado em setembro de 2022 no Rio de Janeiro na Fiocruz.

Quando

18 de abril
de 2023

Onde

Auditório
Freitas Nobre
Anexo IV
Câmara dos Deputados
Brasília/DF

Transmissão

Youtube do
Enfar

Metodologia

Propostas e Delegados(as)

Quem pode
participar?

Pessoas que atuam no movimento sindical farmacêutico e de outras categorias ligadas a saúde, pessoas que atuam no controle social da saúde, usuários do SUS, gestores, trabalhadores da saúde do serviço público e do serviço privado, militantes da saúde, estudantes, academia e pesquisadores de todo Brasil.

Na inscrição você informará qual a modalidade de participação: presencial ou virtual

Programação

8h às 9h
Recepção e credenciamento
8h às 9h
8h às 12h
Inscrições para concorrer a(s) vaga(s) de delegadas(os) para a 17ª Conferência Nacional de Saúde
8h às 12h
9h às 10h
Abertura Oficial
9h às 10h
10h às 10h15
Apresentação da Metodologia da Conferência Livre Acesso a medicamentos em Defesa da Vida
10h às 10h15
10h15 às 12h
Mesa 1 – Desenvolvimento, saúde e acesso a medicamentos: estratégias para o futuro

Carlos Gadelha – Secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Complexo da Saúde – SCTICS/MS

Martin Bonamino - Especialista da Fiocruz e Pesquisador do INCA

Mediador: Marco Aurélio Krieger – Vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz
10h15 às 12h
12h às 13h30
Intervalo para Almoço
12h às 13h30
13h30 às 14h
Lançamento do Livro: Politicas Públicas Integradas para Fortalecer o SUS
13h30 às 14h
14h às 16h
Mesa 2 – Acesso a medicamentos como parte fundamental no processo de cuidado da população

Nésio Fernandes - Secretário de Atenção Primária à Saúde – SAPS/MS

Priscila Torres – Conselheira Nacional de Saúde pela BIORED (Rede de associações de pacientes unidas em prol de medicamentos biotecnológicos seguros e de qualidade)

Mediador: Fábio Basílio – Presidente da Fenafar
14h às 16h
16h às 16h30
Votação (por formulário) das propostas e eleição dos delegados(as) para a 17ª Conferência Nacional de Saúde e intervalo para o café.
16h às 16h30
16h30 às 17h
Divulgação das propostas aprovadas e delegada/o(as/os) eleito(s) e Encerramento
16h30 às 17h