O que é o Integra

O Projeto INTEGRA surge da necessidade de mobilizar a população para o enfrentamento das críticas condições sanitárias, sociais e políticas vividas neste período e no futuro próximo. O INTEGRA é um projeto de Formação de Lideranças e mobilização social, promovido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), pela Escola Nacional dos Farmacêuticos (ENFar) e conta com o apoio da Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar). 

Entenda melhor

Objetivo

O objetivo é promover estratégias para a integração de políticas e práticas da Vigilância em Saúde, Assistência Farmacêutica, Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde no âmbito da gestão participativa e dos movimentos sociais. A ideia é criar e fortalecer uma rede intersetorial, integrada, de lideranças capazes de atuar colaborativamente para a defesa do desenvolvimento da ciência, das políticas públicas, da soberania nacional e do controle social da saúde.

Público

O público-alvo do projeto são conselheiros de saúde, integrantes dos movimentos sociais e das entidades da sociedade civil organizada, profissionais e gestores da saúde, professores, pesquisadores e estudantes, interessados em atuar no cenário político e social através da integração das políticas de saúde.

Como participar

Encontros Regionais Preparatórios

A programação dos encontros incluiu a apresentação do Projeto e a troca de ideias sobre a realidade dos territórios e propostas concretas de políticas públicas de saúde para promover, com enfoque na participação social, os três eixos do programa: Vigilância em Saúde, Assistência Farmacêutica, Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde. A dinâmica do encontro prevê grupos de trabalho que debatem os problemas enfrentados na saúde, a escolha coletiva de um eixo prioritário para apresentar proposições e as causas contextuais. Os grupos compartilharam as vivências dos territórios, relataram desafios para melhoria do SUS e discutem casos disparadores de reflexões. O resultado do processo intenso de debates será fruto de um documento produzido de cada encontro.

Veja aqui os Relatórios e Fotos dos encontros regionais

Os Encontros regionais são preparatórios para o 9° Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Assistência Farmacêutica e para a 17ª Conferência Nacional de Saúde – 17ª CNS.

DATAS

Entenda o 9º SNCTAF e
17ª Conferência Nacional de Saúde

9° Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Assistência Farmacêutica ocorrerá nos dias 15 e 16 de setembro de 2022, na Fiocruz, na cidade do Rio de Janeiro e reunirá todos os apontamentos e propostas discutidas no processo do Projeto Integra principalmente nos Encontros Regionais que estão sendo realizados no período de abril a julho de 2022.
A participação no Simpósio é aberta a todos os interessados e a inscrição a partir de julho de 2022.

A 17ª Conferência Nacional de Saúde será realizada de 2 a 5 de julho de 2023 pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), juntamente com o Ministério da Saúde. O evento, que acontece a cada quatro anos, é um dos mais importantes espaços de diálogo entre governo e sociedade para a construção das políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”, a Conferência será precedida por etapas municipais, que vão acontecer entre novembro de 2022 a março de 2023, e etapas estaduais e do Distrito Federal, que serão realizadas de abril a maio de 2023.

Curso autoinstrucional

O curso autoinstrucional de Formação de Lideranças ocorre através da plataforma virtual efarma.org.br. Os materiais educacionais proporcionaram uma abordagem contextualizada e interdisciplinar dos conteúdos e ajudaram a pensar e implementar ações políticas em conjunto. Neste formato, o participante organiza de forma autônoma o seu aprendizado e, ao concluir as atividades, receberá um certificado de conclusão.

Publicações

O Integra publicou dois livros, sendo o Material didático para formação de lideranças em saúde e o Solidariedade ou Apartheid? Lições aprendidas na pandemia, de Jorge Bermudez. Os dois livros já estão disponíveis para baixar.