O Projeto INTEGRA surge da necessidade de mobilizar a população para o enfrentamento das críticas condições sanitárias, sociais e políticas vividas neste período e no futuro próximo.

O INTEGRA é um projeto de Formação de Lideranças e mobilização social, promovido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), pela Escola Nacional dos Farmacêuticos (ENFar) e conta com o apoio da Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar). 

OBJETIVO​

Promover estratégias para a integração de políticas e práticas da Vigilância em Saúde, Assistência Farmacêutica, Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde no âmbito da gestão participativa e dos movimentos sociais.  Criar e fortalecer uma rede intersetorial, integrada, de lideranças capazes de atuar colaborativamente para a defesa do desenvolvimento da ciência, das políticas públicas, da soberania nacional e do controle social da saúde.

PÚBLICO​

Conselheiros de saúde, integrantes dos movimentos sociais e das entidades da sociedade civil organizada, profissionais e gestores da saúde, professores, pesquisadores e estudantes, interessados em atuar no cenário político e social através da integração das políticas de saúde.

Ciência e Saúde coletiva

Saiba mais sobre a concepção teórica do Projeto Integra e suas etapas no artigo “Projeto Integra: fortalecimento da participação social na agenda das políticas, serviços e tecnologias em saúde” publicado na Revista Ciência & Saúde Coletiva

fases do projeto integra

Fase 1

Cursos de Formação de Lideranças para a Integração das políticas de Vigilância em Saúde, de Assistência Farmacêutica e de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde realizados entre agosto e novembro de 2021 pela plataforma e-farma com 973 participantes.

O curso ainda está disponível no formato autoinstrucional onde o próprio participante organiza o aprendizado. 

CURSO

AUTOINSTRUCIONAL​

O curso de Formação de Lideranças para a Integração das políticas de Vigilância em Saúde, de Assistência Farmacêutica e de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde foi realizado entre agosto e novembro de 2021 pela plataforma e-farma para cerca de 1000 participantes.
O curso está disponível no formato autoinstrucional onde o próprio participante organiza o aprendizado. O curso autoinstrucional ocorre através da plataforma virtual efarma.org.br. Os materiais educacionais proporcionam uma abordagem contextualizada e interdisciplinar dos conteúdos e ajudam a pensar e implementar ações políticas em conjunto. Neste formato, o participante organiza de forma autônoma o seu aprendizado e, ao concluir as atividades, recebe um certificado.
Participe!

VEja o depoimento de quem participou

Publicações

O Projeto Integra publicou dois livros:

1) Material didático para formação de lideranças em saúde, com o material do curso realizado em 2021 e

2) Solidariedade ou Apartheid? Lições aprendidas na pandemia, de Jorge Bermudez, com um apanhado dos textos publicados pelo autor de 2020 a 2022. Os dois livros já estão disponíveis para baixar.

Lives

Direito à saúde: Custo, valor e preço de tecnologias e barreiras ao acesso

Investimento em pesquisa e desenvolvimento: a Fiocruz do Futuro, o Trabalho e a Tecnologia

Atenção Primária e os Desafios para o Acesso Universal à Saúde

Fase 2

Encontros Regionais realizados de abril a julho de 2022 nas cidades de Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Rio Branco (AC), São Luís (MA), Florianópolis (SC) e Goiânia (GO). 

Em cada etapa, a dinâmica dos grupos de trabalho contemplou o debate dos problemas enfrentados na saúde a partir das vivências dos territórios e a apresentação de propostas concretas de políticas públicas de saúde buscando promover, com enfoque na participação social, os três eixos do programa: Vigilância em Saúde, Assistência Farmacêutica, Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde.

Fase 3

O 9° Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Assistência Farmacêutica ocorreu nos dias 15 e 16 de setembro de 2022, na Fiocruz, na cidade do Rio de Janeiro. Reuniu cerca de 200 lideranças de diversos setores da sociedade, em particular, de institutos de pesquisa, universidades, gestão pública, setor produtivo e controle social da saúde e abordou todos os apontamentos e propostas discutidas nas fases anteriores do projeto Integra.

9º Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Assistência Farmacêutica

Acompanhe o 9º Simpósio que ocorreu no Rio de Janeiro

15 Set

16 Set

Durante o Simpósio foi construída a “Carta do Rio de janeiro”, um documento que apresenta uma agenda para a integração das políticas de Assistência Farmacêutica, de Vigilância em Saúde e de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde para um projeto nacional de desenvolvimento na próxima década.

carta do Rio de janeiro

A Carta do Rio de Janeiro além de documento norteador para as próximas fases do Projeto Integra, também apresenta elementos para o debate na 17ª Conferência Nacional de Saúde, que será realizada em Brasília, de 2 a 5 de julho de 2023. 

Próxima fase

divulgação dos resultados

A “Carta do Rio de Janeiro” é o documento norteador para as próximas fases do Projeto Integra, a serem realizadas pelas instituições promotoras, tais como, audiências públicas, publicação de diretrizes, estabelecimento de planos de governo e planos de saúde nos próximos anos. Em breve divulgaremos a agenda de atividades que tem como objetivo a integração das políticas de Assistência Farmacêutica, de Vigilância em Saúde e de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde e para um projeto nacional de desenvolvimento na próxima década.

17ª Conferência Nacional de Saúde

A 17ª Conferência Nacional de Saúde será realizada de 2 a 5 de julho de 2023 pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e Ministério da Saúde (MS). O evento, que acontece a cada quatro anos, é um dos mais importantes espaços de diálogo entre governo e sociedade para a construção das políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”, a Conferência é precedida por etapas municipais, entre novembro de 2022 e março de 2023, além de etapas nos estados e no Distrito Federal, de abril a maio de 2023.