O Projeto INTEGRA surge da necessidade de mobilizar a população para o enfrentamento das críticas condições sanitárias, sociais e políticas vividas neste período e no futuro próximo.
O INTEGRA é um projeto de Formação de Lideranças e mobilização social, promovido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), pela Escola Nacional dos Farmacêuticos (ENFar) e conta com o apoio da Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar).
Promover estratégias para a integração de políticas e práticas da Vigilância em Saúde, Assistência Farmacêutica, Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde no âmbito da gestão participativa e dos movimentos sociais. Criar e fortalecer uma rede intersetorial, integrada, de lideranças capazes de atuar colaborativamente para a defesa do desenvolvimento da ciência, das políticas públicas, da soberania nacional e do controle social da saúde.
Conselheiros de saúde, integrantes dos movimentos sociais e das entidades da sociedade civil organizada, profissionais e gestores da saúde, professores, pesquisadores e estudantes, interessados em atuar no cenário político e social através da integração das políticas de saúde.
Saiba mais sobre a concepção teórica do Projeto Integra e suas etapas no artigo “Projeto Integra: fortalecimento da participação social na agenda das políticas, serviços e tecnologias em saúde” publicado na Revista Ciência & Saúde Coletiva
Bem-vindo (a/e) à seção de fotos do Projeto Integra! Aqui você encontrará uma coleção cuidadosamente selecionada de imagens que capturam a essência das atividades que realizamos.
Explore nossa galeria de fotos para conhecer de perto as diferentes iniciativas do Projeto Integra, conferências, encontros, formação entre outros.
A Conferência Livre de Acesso a Medicamentos em Defesa da Vida foi realizada no dia 18 de abril de 2023 na Câmara dos Deputados. Foi promovida pelo Instituto Escola Nacional dos Farmacêuticos (ENFar), Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Farmacêutica, como etapa preparatória para a 17ª Conferência Nacional de Saúde (CNS).
Nas mesas de debate “Desenvolvimento, saúde e acesso a medicamentos: estratégias para o futuro” e “Acesso a medicamentos como parte fundamental no processo de cuidado da população” os debatedores e debatedoras apontaram estratégias para a retomada e fortalecimento da produção local de IFA e de medicamentos estratégicos para o SUS e a importância do acesso aos medicamentos no SUS estar vinculado ao serviço farmacêutico que promova o cuidado e a vigilância em saúde, buscando a melhoria dos resultados de saúde da população.
Durante a 17ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em Brasília, de 2 a 5 de julho, uma atividade autogestionada com o tema “Acesso a Medicamentos e Novas Tecnologias” organizada pelo Projeto Integra, reuniu especialistas e participantes para discutir o tema de forma abrangente, promovendo um debate enriquecedor.
As audiências públicas têm por objetivo debater com a sociedade e o parlamento o acesso a medicamentos como elemento fundamental do direito à saúde e estratégias para o futuro, identificar as necessidades locais apontadas nas Conferências Municipais e Estaduais de Saúde, mobilizar os atores e as instituições regionais, além de qualificar a participação do controle social para a 17ª Conferência Nacional de Saúde. Objetivam, também, o fortalecimento e a defesa intransigente do Sistema Único de Saúde como política pública de resgate da cidadania e do direito social à saúde é uma necessidade premente, neste momento de reconstrução das políticas públicas em nosso País.
Até o momento já foram realizadas audiências públicas em:
Encontros Regionais realizados de abril a julho de 2022 nas cidades de Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Rio Branco (AC), São Luís (MA), Florianópolis (SC) e Goiânia (GO).
Em cada etapa, a dinâmica dos grupos de trabalho contemplou o debate dos problemas enfrentados na saúde a partir das vivências dos territórios e a apresentação de propostas concretas de políticas públicas de saúde buscando promover, com enfoque na participação social, os três eixos do programa: Vigilância em Saúde, Assistência Farmacêutica, Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde.
Cursos de Formação de Lideranças para a Integração das políticas de Vigilância em Saúde, de Assistência Farmacêutica e de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde realizados entre agosto e novembro de 2021 pela plataforma e-farma com 973 participantes.
O curso ainda está disponível no formato autoinstrucional onde o próprio participante organiza o aprendizado.
O curso de Formação de Lideranças para a Integração das políticas de Vigilância em Saúde, de Assistência Farmacêutica e de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde foi realizado entre agosto e novembro de 2021 pela plataforma e-farma para cerca de 1000 participantes.
O curso está disponível no formato autoinstrucional onde o próprio participante organiza o aprendizado. O curso autoinstrucional ocorre através da plataforma virtual efarma.org.br. Os materiais educacionais proporcionam uma abordagem contextualizada e interdisciplinar dos conteúdos e ajudam a pensar e implementar ações políticas em conjunto. Neste formato, o participante organiza de forma autônoma o seu aprendizado e, ao concluir as atividades, recebe um certificado.
Participe!